Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Vacinação contra aftosa alcança 97,16% de índice

O governador Wellington Dias divulgou o resultado oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no último dia 09 no Palácio de Karnak

O governador Wellington Dias divulgou o resultado oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada de 01 a 30 de maio no Piauí, e que teve prazo para a certificação da vacina de primeiro de maio a 15 de junho deste ano, na última quinta feira, dia 09 de julho, no Palácio de Karnak. Na ocasião também estavam presentes o Diretor Geral da ADAPI, Antoniel de Sousa Silva, o Diretor Administrativo-financeiro da instituição Georgiano Fernandes Lima Filho, o Diretor Técnico Operacional Elcio Leite Alves, o Gerente de Defesa Animal José Idilio Alves Moura, além de outras autoridades, políticos e técnicos da Agência.
O Estado do Piauí, mais uma vez, superou a meta de imunização do rebanho bovino estabelecida pelo Ministério da Agricultura e segue como zona livre da febre aftosa com 97,16% do rebanho de bovinos e bubalinos vacinado em 94,6% das propriedades cadastradas no Estado.
Duzentos e catorze (214) municípios, ou seja, 95,5% dos municípios do Estado registraram percentual acima dos 90%, sendo que, 57 municípios destes atingiram índice vacinal de 100%.
Segundo o governador Wellington Dias, o Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa tem como pilares de sustentação a vacinação, uma base cadastral consolidada, atividades de educação sanitária e o controle do trânsito de animais. “O Piauí está, hoje, livre da febre aftosa, mas precisamos proteger as fronteiras para evitar o contágio proveniente de outros estados”, garantiu Wellington.
O Diretor-geral da ADAPI, Antoniel de Sousa Silva, destacou que o setor agropecuário contribui de maneira significativa para o incremento da economia do Estado, informando que o Piauí é área livre da aftosa desde 2014, o que confere a segurança de uma carne apropriada para consumo, além da possibilidade de livre circulação do gado piauiense, vivo ou abatido, por outros estados brasileiros, enfatizando que a meta agora é tornar o Piauí área livre da aftosa sem vacinação.

Fontes:
Agência de Defesa Agropecuária do Piauí-ADAPI-GEDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário